• Departamento
  • CDPJ

CDPJ

CONSELHO DIOCESANO DA PASTORAL JUVENIL DA GUARDA

REGULAMENTO

  1. As Bases para a Pastoral Juvenil publicadas pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em Novembro de 2002, afirmam que a “Pastoral Juvenil é fundamental” (Bases, nº 1). Este documento aponta para a necessidade e utilidade do Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil (CDPJ), como uma das estruturas a criar, em vista da maior eficácia da acção da Igreja com os jovens e para os jovens, no sentido de “proporcionar o encontro de todos e a sua integração no plano pastoral da Diocese” (Bases, nº 26). 

2.1. Denominação e objectivos gerais

  • O CDPJ é um órgão criado pelo Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil da Guarda (DPJG), que integrará, como seus membros, representantes das diversas instituições eclesiais que se ocupam da pastoral juvenil no âmbito diocesano, tendo em vista uma “reflexão alargada dos problemas e projectos da Pastoral Juvenil” (n.º 24). designadamente 
  1. DPJG (Bases, nº 25), 
  2. representantes de “Movimentos, Institutos e Associações Juvenis” (Bases, n.º 24) implantados na diocese, 
  3. representantes de zona pastoral (Bases, n.º 27) 
  4. e outros agentes de Pastoral Juvenil.

2.2. Objectivos gerais

  • De acordo com as Bases, este Conselho, tal como o Conselho Nacional da Pastoral Juvenil (CNPJ) “é um fórum privilegiado de debate, estudo, actualização dos anseios dos jovens, dos seus ambientes e das propostas pastorais mais adequadas para promover a comunhão de diversidades, o aprofundamento dos conteúdos e acções concretas relativos aos jovens” (n.º 24).

2.3. Objectivos específicos

Tendo em atenção os objectivos gerais acima enunciados, o CDPJ tem as seguintes finalidades/objectivos próprios:

  1. Reflectir sobre as aspirações dos jovens, e particularmente dos jovens cristãos, promovendo o debate e a discussão sobre as linhas orientadoras e diferentes preocupações pastorais;
  2. Constituir um espaço de partilha, diálogo, intercâmbio de posições e pontos de vista entre os diferentes membros;
  3. Promover e garantir algumas linhas comuns de acção apostólica a favor dos jovens no campo da evangelização e da formação cristã, através dos diversos Serviços de Pastoral que lidem com jovens, Movimentos, Institutos e Associações Juvenis, procurando até estruturar processos ou itinerários de formação comum;
  4. Apoiar os membros aderentes.

2.4. Constituição/composição

  • Seguindo o disposto nas Bases e atrás referido (cf. 2.1), o conceito de pastoral juvenil (Bases, n.º 7) e alguns princípios/orientações a seguir na relação entre as diversas acções de pastoral juvenil (cf. Bases, nºs 12, 15, 18 e 20), o CDPJ será constituído pelas seguintes pessoas ou representantes de:
  1. Bispo da Diocese;
  2. Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil;
  3. Direcções Diocesanas dos Movimentos, Institutos e Associações Juvenis que desenvolvam acções pastorais com jovens e tenham estatutos (ou similar) aprovados ou reconhecidos pela CEP/CELF;
  4. Serviço Diocesano de Pastoral do Ensino Superior;
  5. Serviço Diocesano de Pastoral das Vocações;
  6. Departamento Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas
  7. Representantes de organismos juvenis existentes nas Zonas Pastorais
  8. Outros agentes de Pastoral Juvenil aceites em Conselho pelos membros aderentes

2.5. Organização

  1. A adesão destas instituições será formalizada mediante uma inscrição, que confere a cada uma delas o direito e o dever de participar nas reuniões e trabalhos do CDPJ, através dos seus representantes, devendo, por isso mesmo, justificar eventuais faltas de comparência.
  2. Cada uma das instituições far-se-á representar por dois delegados, sendo um deles, ordinariamente, o respectivo Responsável (Diocesano), tomando-se como contacto postal fixo o da própria entidade e não o daqueles que a representam.
  3. Os representantes de cada Zona Pastoral serão escolhidos de entre aqueles que têm um papel activo na pastoral juvenil da sua zona.
  4. Os delegados de cada instituição serão por ela mandatados em nome pessoal e, em princípio, por períodos de três anos, admitindo-se a sua substituição, durante este período, só em casos particulares que a justifiquem.e)Cada instituição que é membro do CDPJ terá direito a um voto em todos os pareceres. O voto será por entidade, não por pessoa.

2.6. Reuniões

 

a) Frequência: ordinariamente, duas vezes por ano (início e final do ano pastoral) e, extraordinariamente, sempre que tal se justifique, por iniciativa do DPJG ou a pedido de um número significativo de membros do Conselho.

b)Início: Os trabalhos iniciam-se à hora marcada, com qualquer número de participantes.

c)Convocação: com a antecedência de quinze dias para as reuniões ordinárias ou de 7 dias para as extraordinárias.

d)Agenda: será preparada pelo DPJG, tendo na devida atenção as propostas do Conselho, e constará na respectiva convocatória. Esta será acompanhada da documentação referente à ordem de trabalhos.

e)Presidência: as reuniões serão presididas pelo Sr Bispo ou seu delegado, sendo os trabalhos moderados pelo Responsável do Departamento Diocesano e secretariados por dois membros eleitos pelo Conselho.

f)Pareceres: procurar-se-á, quanto possível, o consenso, e quando necessário serão votados e tomados por maioria das instituições presentes, recolhidos pela “Mesa da Presidência” e por ela encaminhados para os respectivos destinatários, sendo o DPJG o órgão executivo sempre que se trate de projectos e programas de acção.

Imprimir Email

Destaques

  • Festival Jota

    O melhor festival
    de música cristã
    Festival Jova
  • Fátima Jovem

    Peregrinação Nacional
    de Jovens a Fátima
    Fátima Jovem
  • Dia Dioc. da Juventude

    Dia Diocesano da Juventude
  • Atividades

    do DPJ da Guarda
    Dia Diocesano da Juventude

Contactos

Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil da Guarda

Largo Conde do Refúgio, nº1
6215-365 Paul

Email: dpjguarda@gmail.com

Newsletter

Preenche os campos abaixo para receberes a nossa newsletter.

O que achas do nosso novo site?

Bom - 90.9%
Razoável - 9.1%
Mau - 0%

Total votes: 11
The voting for this poll has ended on: dezembro 15, 2013