• Departamento
  • Quem Somos

Quem Somos

Porquê um Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil?

Segundo as bases para a pastoral juvenil, da Conferência Episcopal Portuguesa, "Sem estruturas pastorais diocesanas adequadas, a pastoral juvenil não pode realizar os objectivos antes enunciados. Um Serviço Diocesano impulsionará a pastoral juvenil em toda a Diocese e cuidará que se lhe dê uma atenção normal em cada paróquia; será o ponto de encontro das preocupações e da elaboração das propostas pastorais; cuidará da preparação dos animadores e dos responsáveis; preparará e elaborará os subsídios necessários. A Equipa Diocesana deve ser plural nas experiências, na sensibilidade, na capacidade de propostas e de acompanhamento das situações."

O que é o DPJG, Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil da Guarda?

É um serviço designado pelo Bispo Diocesano para apoiar os grupos de jovens em particular e coordenar a pastoral dos jovens na Guarda, em geral. Segundo as bases para a pastoral juvenil, da Conferência Episcopal Portuguesa. Rege-se segundo uma planificação actualizada todos os anos. O Objectivo principal é a Evangelização dos jovens. A meta é levar cada jovem da diocese à maturidade da fé. As actividades são as estratégias reflectidas para a prossecução deste objectivo e desta meta. Neste momento existe também no DPJG o serviço diocesano da pastoral vocacional. Atendendo a que a pastoral se desenvolve num esquema de Kerigma (1º), Formação (2º) e Compromisso (3ª), e atendendo que o DPJG está mais direccionado para as duas primeiras etapas, trata-se de um serviço que apoia de forma personalizada a terceira etapa da pastoral: o compromisso, a maturidade e a vocação.

Que serviços existem a nível nacional e que ligação tem o DPJG com eles?

Existe o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) que é a representação a nível nacional de todos o Serviços Diocesanos. Este departamento está directamente relacionado com a Conferência Episcopal. Existe igualmente o Conselho Nacional da Pastoral Juvenil, um órgão de reflexão sobre a pastoral com os jovens em Portugal onde têm acento todos os movimentos juvenis, ordens, congregações ou institutos de vida consagrada com pastoral organizada a nível nacional para os jovens, e os serviços diocesanos, como está previsto nas Bases da Pastoral juvenil. Existem reuniões num e noutro serviço às quais o DPJG sempre se faz representar.

Imprimir Email

Destaques

  • Festival Jota

    O melhor festival
    de música cristã
    Festival Jova
  • Fátima Jovem

    Peregrinação Nacional
    de Jovens a Fátima
    Fátima Jovem
  • Dia Dioc. da Juventude

    Dia Diocesano da Juventude
  • Atividades

    do DPJ da Guarda
    Dia Diocesano da Juventude

Contactos

Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil da Guarda

Largo Conde do Refúgio, nº1
6215-365 Paul

Email: dpjguarda@gmail.com

Newsletter

Preenche os campos abaixo para receberes a nossa newsletter.

O que achas do nosso novo site?

Bom - 90.9%
Razoável - 9.1%
Mau - 0%

Total votes: 11
The voting for this poll has ended on: dezembro 15, 2013